A moda e o barroco
A moda e o barroco
Campanha Inverno 2010-2011 de Ana Salazar
Making of da campanha Inverno 2010-2011 de Ana Salazar.
O romance é o eterno habitante da Quinta da Regaleira e o mistério o seu proprietário mais fiel. O monumento passou por várias mãos desde a sua construção no início do século passado, mas o ambiente enigmático do espaço permanece inalterado. É um lugar onde os artistas buscam inspiração, onde os aventureiros fazem descobertas, onde se vivem histórias de amor. Agora, graças à visão de Ana Salazar, é também um lugar onde se vive a moda.
A quinta foi o cenário escolhido para as fotografias da campanha Outono/Inverno 2010-2011 da estilista. Ana Salazar inspirou-se no barroco quando concebeu a nova colecção: a prova está nos detalhes cuidadosamente trabalhados de cada peça, na sua forma, no seu padrão e na cor. O barroco foi por excelência uma época de excessos, de exuberância, e tal como Caravaggio a retratou em pintura, Ana Salazar retratou-a em moda.
O responsável pelas fotos da campanha foi o fotógrafo Gonçalo de Almeida, encarregue de captar a tradição mítica do monumento e a riqueza pormenorizada da colecção da estilista. O resultado promete e deixa-nos a reflectir sobre o desejo eterno de abarcar o belo, em contraste com um pano de fundo histórico que evoca o mundo espiritual e os segredos da existência.